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Bobina da ignição – função, tarefa e fabricantes
A ignição da mistura combustível-ar no motor a gasolina requer uma elevada voltagem elétrica, através da qual ocorrerá uma faísca nos elétrodos da vela de ignição. Neste caso, a tarefa da bobina da ignição é converter a voltagem habitual da bateria de 12 volts na elevada voltagem necessária. Portanto, uma bobina da ignição é construída de forma similar à de um transformador, o qual utiliza o princípio de indução eletromagnética. Ele é constituído essencial por um núcleo de ferro laminado com duas bobinas, a bobinagem principal e a secundária, compostas por fios de cobre. Na altura da ignição, a bobinagem principal é atravessada pela corrente, induzindo portante uma alta voltagem na bobinagem secundária. A partir daí, a elevada voltagem passa pelo cabo de ignição até à vela de ignição. Uma bobina da ignição pode gerar uma voltagem entre os 15 000 e os 30 000 volts, dependendo do modelo. Ela tem um alojamento cilíndrico e está localizada no compartimento do motor do veículo. Há bobinas de diferentes tipos para os diferentes sistemas de ignição convencionais dos dias de hoje. Entre as principais marcas de bobinas da ignição encontram-se a BOSCH, BERU, NGK, JANMOR, HELLA, HITACHI e VALEO.
Tempo de vida útil da bobina da ignição e causas para defeitos
A vida útil de uma bobina da ignição é encurtada pelos constantes efeitos mecânicos e termais. O limite de quilometragem está algures entre os 60 000 e os 80 000 quilómetros. Contudo, o tempo de vida útil pode variar muitíssimo. As bobinas de ignição mais antigas danificam-se frequentemente devido ao sobreaquecimento derivado dos curtos-circuitos internos. Os possíveis danos mecânicos são variáveis e podem ser causados, por exemplo, por fortes vibrações do motor, danos causados por fuinhas ou fuga de óleo do motor. Isto leva a cabos defeituosos ou a uma avaria da bobina.
Quando a bobina da ignição está avariada – Verificação e substituição da bobina da ignição
Os indivíduos com conhecimentos técnicos podem verificar e, se necessário, substituírem eles próprios uma bobina da ignição. Uma bobina da ignição defeituosa manifesta-se frequentemente através de um motor instável ou contraditório, especialmente a velocidades mais baixas e durante a fase de aquecimento. As falhas na ignição também podem ser um sintoma comum. A verificação elétrica é efetuada com uma medição da resistência. Dependendo do design da bobina da ignição a resistência da bobinagem principal deve ser uma resistência entre 0.3 e 2 ohms, e a da bobinagem secundária entre 8 e 19 quilohms. As instruções exatas para verificar e substituir a bobina da ignição podem ser encontradas na Internet e na documentação técnica. Pode comprar uma nova bobina da ignição, bem como várias outras peças para inúmeras marcas de carro, a baixo custo na nossa loja online.