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Rolamento de roda do carro - Finalidade e função
Um rolamento de roda de reboque permite a rotação da montagem da roda no eixo, mantendo a vantagem do eixo, enquanto minimiza a resistência de rotação. Neste caso, o rolamento de roda assume as forças radiais e axiais que ocorrem durante a rotação da roda. Forças centrífugas resultantes do movimento rotativo em si agem perpendicularmente ao eixo, considerando que as forças axiais agem na direção do eixo. Estas ocorrem principalmente durante as curvas do veículo. Os rolamentos de roda fazem parte do chassi e localizam-se dentro do cubo de roda. Em geral, consistem num anel exterior e num anel interno, elementos de rolamentos em forma de rolo ou esférico, bem como duma caixa que cerca o corpo do rolo e à mesma distância. A fricção de rolamento, ocorrendo principalmente nos rolamentos de roda é minimizada por um lubrificante. Os rolamentos modernos de roda tem um enchimento de massa lubrificante permanente e são isentas de manutenção. Fabricantes de renome do rolamento de roda incluem STARK, SKF, SNR, FEBI BILSTEIN, MAPCO e Heath + BUSS.
Se o rolamento da roda está partido. O que pode acontecer?
Devido à fricção de rolamento e às forças que atuam do exterior os rolamentos de roda desgastam-se com o tempo. Cargas adicionais, tais como condução através de buracos, podem fazer o desgaste ainda maior. Por conseguinte, os rolamentos de roda têm vida limitada e devem ser substituídos em desgaste avançado. Sinais percetíveis são estalidos ou um rangido quando se conduz através de curvas, o que é desagradavelmente notável em maior velocidade. Se este som também é percetível nas retas longas sugere desgaste avançado. Um rolamento de roda faz barulho. Assim um rolamento de roda deve ser substituído imediatamente, caso contrário podem ser danificado o cubo e outras peças do veículo.
Mudar o rolamento da roda
A substituição de um rolamento de roda danificado e possivelmente também o cubo de roda danificado geralmente deve ser feito numa oficina especializada. Pessoas experientes podem fazer a reparação com as ferramentas adequadas. Para este efeito, a roda, o calibrador de freio em conjunto com as coberturas e o suporte e o disco de freio deve primeiro ser desmontado. Posteriormente, o eixo de transmissão deve ser desmontado e o cubo reforçado. Por isso, o cubo de roda e o rolamento de roda podem ser removidos usando o extrator e substituídos com novas peças de reposição. Instruções exatas do veículo específico podem ser encontradas na literatura do carro ou na Internet. Se estiver à procura de rolamentos de roda, em seguida, irá encontrar uma grande seleção na nossa loja para a maioria das marcas de carro e modelos. Pode encomendar kits e ferramentas do rolamento de roda e ver o custo do rolamento de roda.